top of page

Como descobrir meu antepassado italiano?


foto com um casal de idosos italianos, bisavós da autora do post.
Meus Bisavós, Sante e Petronilla

Esse casal de senhores simpáticos na foto acima são meus bisavós, fofinhos, né? Apesar de não ter conhecido, sempre ouvi a história de vida deles, algumas partes eu mesma descobri depois de algumas pesquisas, mas a informação mais importante era a de que eles eram italianos que foram para o Brasil.


Essa informação, possibilitou, muitos anos depois, que eu fizesse uma busca mais minuciosa pela origens deles, e depois de saber da possibilidade de reconhecer a cidadania italiana graças a esse parentesco, essa busca passou da curiosidade e acabou se tornando uma missão.


Meu marido descobriu que seu trisavô também veio da Itália, e com essa busca em comum, passamos a nos preparar para o processo de imigração. Até um tempo depois de descobrir esse direito, não pensávamos nessa possibilidade, já que nós dois somos concursados, tínhamos uma vida estável e tranquila, na medida do possível, no Brasil.


Porém, ao analisar melhor e ver essa possibilidade de ter um documento que comprove sua origem, que te dê acesso ao país de onde parte da sua família veio, começamos a considerar melhor.


E então iniciamos a busca mais aprofundada por documentos. Graças a um site chamado Family Search foi possível encontrar informações valiosas, como datas, locais de nascimento, casamento e falecimento de nossos antepassados. O melhor de tudo? É gratuito! Basta se cadastrar e ter algumas informações, como nome completo, ou nome dos país para verificar se a pessoa que tem as informações no site, corresponde a seu parente!


Mesmo que você não tenha interesse em fazer esse processo, esse site é muito interessante, tem muitas informações sobre as origens de várias famílias de vários cantos do mundo! Vale se perder nessa busca por alguns minutos!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page