top of page

Como posso ter Cidadania italiana?




Todo mundo sabe que há alguns muitos anos atrás houve uma imigração de italianos para o Brasil. Naquela época, as condições na Itália não eram favoráveis, e muitas famílias viram no Brasil uma chance de recomeço.


A maioria deles foi com a família completa. Meu trisavô foi com a esposa e os sete filhos, sendo alguns já casados, que levaram também suas esposas, como foi o caso dos meus bisavós.


Assim começou a história da ascendência de vários brasileiros (quem é da minha idade, deve ser assistido Terra Nostra e se lembrado dessa parte!). Obviamente, várias pessoas, de várias nacionalidade acabaram indo ao Brasil nessa época, o que trouxe a possibilidade de descendência de diversas nacionalidades.


Alguns países admitem que a saída dessas pessoas não foi justa, e assim reconhecem que as famílias que surgiram daí merecem ter a cidadania reconhecida. Mas não é tão simples como parece (nada aqui é! Todos processos são burocráticos e exigem muita preparação!)


Atualmente, na Itália, existe o direito de descendentes de italiano pleitearem o reconhecimento de cidadania. É por esse processo que eu e meu marido estamos passando no momento.


Porém, como nada pode ser perfeito no mundo, a legislação italiana pode ser alterada em breve e dificultar esse procedimento. Nos dias de hoje, a Itália não é mais a mesma de quando nossos antepassados buscaram o Brasil como alternativa, e o caminho inverso tem sido muito procurado pelos descendentes, porém alguns não querem permanecer na Itália e buscam o passaporte para viver em outras regiões da Europa, mas isso já é assunto para outro post!


Assim, se você já ouviu falar de algum nono ou nonna italiano na sua família, ou se seu sobrenome parece ser de origem italiana, pode ser que você tenha direito ao reconhecimento.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page